
Qual a simbologia da Páscoa?
- Por Alpha Square Mall
A vida é um ciclo. Entre altos e baixos, de alguma forma sempre aprendemos, nos aperfeiçoamos, com sorrisos e lágrimas. E por que não nos aprofundarmos nesta simbologia no período da Páscoa? O ovo da Páscoa é um símbolo pascal. Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida.
Geralmente, nos sentimos propensos ou motivados a realizar mudanças significativas em nossas vidas quando estamos insatisfeitos, quando as condições em que vivemos não correspondem mais às nossas tão íntimas expectativas.
Tem certos momentos na vida que por si mesmos são verdadeiros marcadores que sinalizam o fechamento de um ciclo, quer aceitemos ou não.
Aprendido o ciclo, vamos dar boas vindas ao “novo”, com suas infinitas possibilidades. Muitas vezes, a vida não convida, mas intima a atualizações necessárias para nosso próprio sucesso, enviando-nos sinais que muitas vezes recusamos admitir e que tem um propósito maior: passar para uma etapa seguinte.
Vida é fluxo, é movimento. Nada é definitivo, muito menos de nossa propriedade. Acreditamos que coisas e pessoas são nossas. Na vida não existem garantias, nem datas de validade.
A nossa vida hoje é consequência de atitudes, ações, palavras e pensamentos do passado. Sendo assim, façamos valer uma realidade diferente hoje através de uma postura diferente agora.
Para que haja renovação verdadeira, de dentro para fora, é indispensável reavaliar a nossa percepção dos fatos. Em cada etapa da vida apostamos naquela realidade e investimos o melhor que podemos nela. Só poderemos renascer para uma nova realidade se tivermos a capacidade simbólica de nos despojarmos do passado, aceitar os fechamentos simbólicos dos ciclos que é a própria sabedoria da vida. Recriar-se. Renascer. Reinventar-se. Superar-se.
Não importa a crença, ou o costume de cada um. A mensagem da Páscoa é única: paz e amor entre os homens, a renovação da fé e da esperança de um mundo melhor, ao lado das pessoas que amamos.